O recém-inaugurado edifício Opus, projetado pelo escritório Zaha Hadid Architects, traz ao horizonte de Dubai uma intrincada interação de sólidos e vazios, fluidez e ortogonalidade. Fotografias recentes feitas por Laurian Ghinitoiu registram a silhueta escultural do projeto – mais um ícone desenvolvido pelo escritório internacional.
O edifício mostra um nítido contraste entre a fluidez do vazio e as linhas retas do volume construído. Segundo a equipe de projeto, “o Opus foi projetado como duas torres separadas que se fundem em um todo singular – assumindo a forma de um cubo. O cubo foi 'erodido' em seu centro, criando um vazio que é, ele mesmo, um volume importante". Os dois lados do edifício estão conectados no térreo por um átrio de quatro pavimentos e também a 71 metros de altura por uma espécie de passarela ou volume horizontal.
Com vinte pavimentos, o projeto de uso misto abriga escritórios, espaços comerciais, residências, restaurantes, cafés e um bar na cobertura. A maior parte do edifício é ocupada pelo hotel de luxo ME Dubai, administrado pela Melia Hotels.
Após treze anos de obras, o edifício é o primeiro projeto de ZHA em Dubai e o único hotel em que Zaha Hadid projetou tanto a arquitetura como os interiores.
Saiba mais sobre o projeto aqui.